domingo, junho 18, 2006

Hotel Tambaú abre espaço para a cultura. Mosaicus é a primeira mostra

Augusto Magalhães
(jornal Correio da Paraíba)


O professor e inventor Reginaldo Marinho mostra também sua habilidade no mundo das artes. Ele abre na próxima quinta-feira, 29, o espaço destinado à cultura do Hotel Tambaú, com a exposição "Mosaicus". São 25 telas formadas a partir de elementos geométricos e, segundo o autor, "através de espelhamento de módulos". A exposição vai ocupar o "hall" de entrada do Hotel Tambaú, que servirá a partir de agora de espaço dedicado à cultura. A idéia surgiu a partir de visita do diretor da rede de hotéis Tropical, Alfredo Stefani, ao ateliê de Reginaldo Marinho.

Além de artista plástico, Reginaldo é professor de Geometria Descritiva. Por isso, o trabalho artístico está ligado às formas geométricas. "Trabalho com movimentos modulares e aproveito esse momento específico para criar um estímulo e abrir uma cortina sobre o olhar erótico. Não existe neste trabalho um trato relacionado ao sexo propriamente dito, mas ao erotismo e ao corpo", comenta.


Artista trabalha com jogo erótico

Para Reginaldo Marinho, "o corpo feminino guarda segredos infinitos. Com as formas arredondadas e belas podemos elaborar outras, surpreendentes e insinuantes. O objetivo é expandir o erotismo, desmistificar e transformar em aliados esses segredos, essas descobertas. Não tenha medo, se entregue a esse jogo, explore e valorize cada detalhe do corpo de uma mulher", sugere.


"Mosaicus" investiga e reproduz essas formas, incita, excita e proclama o corpo da mulher como fonte permanente de fascínio, sonhos e êxtase. A arte do jogo erótico para promover um jogo de encantamento e prazer visual em uma homenagem a Mauritus Escher, e a Viktor Vassareli exaltando o corpo feminino. O lúdico e a sensualidade. A informática e a formatação copórea unidos para o seu deleite, sem culpa.

Inspirado na Cultura Khmer, "Mosaicus" expõe o erotismo como fenômeno e fio condutor ao retorno do paraíso. "A convergência do sagrado e do erótico. Do mistério e do transcendente. Ao mesmo tempo, apresenta uma releitura atualizada do concretismo. Mosaicus é isso, um convite para um mergulho profundo no universo feminino. Um mergulho num abismo restaurador. Um universo cheio de magia e leveza, elo fundamental para estimular o auto-conhecimento e a revelação dos signos que habitam o corpo feminino", resume.

Pós-moderno

Reginaldo Marinho se denomina como um "Renascentista pós-moderno, que trabalha com a arte, ciência e tecnológica". Aos 18 anos já era professor notório saber de uma escola ligada à Universidade Federal da Paraíba, onde lecionava Geometria Descritiva.

Trabalha com a associação de conhecimentos em várias áreas, como a ótica, cinemática e a física. Trabalhou na Espanha como fotógrafo para a revista Interviú. Reginaldo Marinho é pesquisador premiado com medalhas de ouro em exposições tecnológicas com projetos na área de Engenharia Civil. Prêmios conferidos em Genebra e Londres. É membro da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.