domingo, junho 18, 2006

Mosaicus, os novos trabalhos de Reginaldo Marinho

(jornal O Norte)

Reginaldo Marinho já nasceu multimídia muito antes da invenção dessa expressão. Aos 18 anos ele foi, por notório saber, professor de Geometria Descritiva do Colégio Universitário da Universidade Federal da Paraíba. Lá ele começou a inventar e introduziu uma nova didática para a disciplina. A sua completa compreensão multidisciplinar reunia vários conhecimentos em classe, resultando em aulas que misturavam geometria com óptica, cinemática e outras áreas da ciência.

Fotógrafo, publicitário, designer, inventor, jornalista está sempre surpreendendo. Agora, resolveu nos presentear com a mais nova de suas criações, uma belíssima exposição de painéis que ele chama de Mosaicus. Essa mostra que acontecerá no Hotel Tambaú, dia 29 próximo às 20 horas, irá inaugurar mais um espaço nobre para exposições dos talentosos artistas paraibanos.

Mosaicus é mais uma invenção iluminada de Marinho. Nessa mostra ele percorre um caminho que começa nos templos religiosos da Cultura Khmer, que apresentam em suas fachadas esculturas eróticas de personagens exibindo candidamente os seus órgãos genitais, de um modo artístico e harmônico, passando por uma releitura da obra de Mauritus Escher que ancorou a sua produção artística nas possibilidades infinitas das transformações geométricas. O trabalho que vamos ver é primo-irmão de sua invenção mais consagrada, com estruturas modulares.

Para Marinho, a Geometria é a sua fonte mais rica e com ela, ele nutre o seu fazer artístico ou científico. Para ele, a produção artística e a científica tem uma única matriz: Deus. Com essas imagens, teremos oportunidade de uma boa aproximação do pensamento desse singular paraibano.